quarta-feira, 29 de junho de 2011

Trabalho sobre o Sistema respiratório!

 Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pela entrada, filtração, aquecimento, umidificação e saída de ar do nosso organismo. Faz as trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, oxigenando o sangue e possibilitando que ele possa suprir a demanda de oxigênio do indivíduo para que seja realizada a respiração celular. Os mecanismos de obtenção, difusibilidade, transporte e eliminação de gases respiratórios (oxigênio e gás carbônico) e de suas ligações com o sistema circulatório fazem parte da fisiologia do sistema respiratório. A primeira parte depende da difusão dos gases nas membranas e epitélios permeáveis do corpo ou dos órgãos respiratórios. A segunda parte é executada pelo sangue, com pigmentos respiratórios transportando estes gases. A terceira parte é a difusão dos gases entre o sangue e as células, podendo ocorrer então a respiração celular nas mitocôndrias. 


Percurso do ar inspirado:


Pulmões: Sacos infláveis, protegidos pelas pleuras (duas membranas que apresentam entre elas, um líquido viscoso, para dar segurança aos movimentos respiratórios). Eles estão localizados dentro da caixa torácica (proteção) e estão limitados, inferiormente, por um músculo membranoso, chamado de diafragma, que é exclusivo dos mamíferos.


As trocas gasosas nos pulmões: 


O ar inspirado tem alta concentração de O2 e baixa concentração de CO2. Já o ar expirado é o inverso, tem baixa concentração de O2 e alta concentração de CO2. A difusão destes gases, feita nos alvéolos se dá entre duas camadas celulares, o epitélio dos alvéolos e o endotélio dos vasos (capilares que envolvem estes alvéolos). Ocorre aí o processo de hematose, ou seja, o oxigênio e o gás carbônico por difusão, tranformam sangue venoso em arterial.


Fonte: www.colegioweb.com.br/.../o-que-e-sistema-respiratorio.html


                                     EXPERIÊNCIA SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO!



A turma do 5º 02 ano participou de uma experiência sobre o processo de respiração. Através dela eles puderam compreender o funcionamento do aparelho respiratório sob orientação da Profª Carmen. Os alunos utilizaram materiais  recicláveis para fazer o experimento: garrafa pet,  canudo, bexiga e luva de borracha. 






                                                 VEJA COMO FUNCIONA ESSA EXPERIÊNCIA!








                         APRENDENDO MATEMÁTICA COM CHOCOLATE!


Os alunos do 5º ano participaram de uma atividade deliciosa! Eles aprenderam a multiplicação de frações com barras de chocolate supervisionados pela Profª Geovana!


Multiplicação de frações:
A multiplicação envolvendo fração é um assunto interessante, pois estamos efetuando duas operações ao mesmo tempo. Afinal, a fração representa uma divisão, correto? A multiplicação de frações surgiu diante da necessidade de se dividir um mesmo objeto mais de uma vez. Antes de aprendermos como efetuar a multiplicação de frações, vamos relembrar os elementos de uma fração. 
 Numerador: esta é a nossa conhecida “parte de cima da fração”, ela representa a quantidade de partes que foi obtida daquele inteiro fracionado.
Denominador: este é o responsável pela partição do inteiro em partes iguais, originando a nossa fração.
Divisão em quatro partes
Para que fique mais fácil de entender, vamos pensar sobre o seguinte acontecimento.

Pedro ganhou uma barra de chocolate de sua mãe, entretanto a mãe de Pedro falou que ele deveria dividir com a sua irmã mais nova. Então Pedro decidiu comer 1/3, sobrando assim 2/3 do chocolate. Com isso, Pedro dividiu estes 2/3 novamente em três partes e deu uma delas (1/3) para a sua irmã. Mas sua irmã reclamou, falando que ele estava sendo injusto. Por que ela teve essa atitude?
Para entender o que aconteceu nesse problema, precisaremos fazer representações de cada divisão que foi feita!
Agora Pedro divide novamente a barra em três partes iguais e dá para sua irmã duas partes.
   


Note que a fração que representa a quantidade de chocolate que a irmã de Pedro comeu é 2/9. Ou seja, bem menor do que a quantidade que Pedro tem para ele, por isso ela estava chateada com a atitude do irmão. 


Fonte:http://escolakids.uol.com.br/multiplicacao-de-fracoes.htm
















              APRENDA AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS EM VERSOS!


                                                    N.R.O EM VERSOS
                                              Autora: Profª Zilda Lira
    

O nosso alfabeto
Agora ficou mais rico
Três letrinhas que já conhecemos
Serão inseridas
Vinte e seis são as letras
Com o K W Y
 
Os dois pingos no u
Vão deixar nossas palavras
Só serão utilizadas
Em palavras estrangeiras
Muller/Mulleriano
 
A regrinha dos ditongos
ei/oi paroxítonos
Não precisam mais usar
O acento agudo. É isso!
 
Toda regra tem exceção
Acontece a permanência
Do agudo em oxítonas
Herói, constrói, chapéu
 
As vogais i/u
Grudadinhas com ditongos
Perderão o acento
Em cheiinha de saiinha
Que feiura
 
Toda regra tem exceção
Acontece a permanência
Do agudo em i/u
De PiauíTuiuiú e Teiú
 
Os acentos diferenciais
Não nos causam confusão
Posso até utilizá-los
Em qualquer situação
 
Para Pedro é o presente
Só assim para em casa
Pedro pela os pelos
De sua gata
 
Toda regra tem exceção
por preposição
Não precisa de acento
Enquanto o verbo pôr
Permanece com acento
 
Pode acontecer algo
Referindo-se ao presente
Se me refiro ao passado
conservo o pôde
 acentuado
 
Fica opcional na palavra
Forma ou fôrma
A maneira de grafar
Fica a gosto do escritor
 
Os hiatos ee / oo
Não terão mais acento
A pronúncia será
A mesma
Fique sempre muito
Atento
 
Os verbos ter e vir
No plural
Permanecem acentuados
O acento circunflexo
É a dica
 Para todos os inspirados









 

      


                                                    


  

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