quinta-feira, 2 de junho de 2011

Momentos inesquecíveis!

Dia 06/05/11 foi um dia muito especial para a nossa escola! Todos os alunos homenagearam as suas mães com belíssimas apresentações desenvolvidas por suas professoras. Os alunos do 4º ano emocionaram à todos ao se apresentarem vestidos com uma manta branca,representando os anjos de Deus. Eles cantaram a música "Mãe", interpretada pela cantora Cristina Mel.
  Depois das apresentações, todas as mães levaram de lembrança um vidro de biscoitos bem enfeitado! Uma lembrança feita com muito carinho para uma pessoa tão especial!



                       Veja também os videos das apresentações!





  RESULTADO DA VOTAÇÃO PARA A ESCOLHA DO NOME DO 
                                NOSSO JORNAL!!! 

 Os alunos fizeram uma votação para escolher um nome para o jornal da nossa escola e o mais votado foi: "FIQUE POR DENTRO!" com 64% de aprovação! Veja o resultado logo abaixo:

              FIQUE POR DENTRO!........64%
              EM OUTRAS PALAVRAS.......31%
              ATOS E FATOS.......................5% 




             FILME SOBRE CAVALEIRO TEMPLÁRIO INSPIRA             
                      ALUNOS DO 6º ANO!

Os alunos do 6ºano 02 assistiram o filme "Arn, O cavaleiro templário" (Arn: The Knight Templar) que conta a história do cavaleiro Arn Magnusson, que foi educado por monges em cumprimento a uma promessa feita ainda na sua infância por sua família. Mesmo criado no monastério, ele desenvolve suas habilidades de luta, tornando-se um exímio guerreiro. Ao sair do monastério, ele apaixona-se po Cecília, que já está prometida a um jovem do clã Sverkare. Cecília também se apaixona por Arn, e engravida dele, segredando o fato a sua irmã, que não guarda segredo do fato e ainda inventa mentiras à cerca de Arn para a abadessa do convento onde vivia. Cecília e Arn são julgados e condenados a vinte anos de penitência, ela no convento e ele nas Cruzadas. O filho de Cecília lhe é tirado, indo viver com a família de Arn. Ao sair do convento, Cecília vai morar com a rainha, com quem travou conhecimento no convento. Arn, nas cruzadas tem suas habilidades reconhecidas. Depois de grandes feitos, ao chegar sua hora de partir, é levado a estar em uma última batalha, em que cai de posse do inimigo, mas é libertado e vai ao encontro de Cecília e de seu filho. Pouco tempo leva nessa vida de tranquilidade, pois o clã Sverkare declara guerra a seu povo, e Arn os conduz à batalha, da qual sai vitorioso, perdendo, no entanto, a vida.
O Filme tem a intenção de contar a luta de um povo pela sua autonomia, e, de acordo com algumas explicações ao final do filme, Arn teria sido um cavaleiro templário que, com sua vida e experiência, contribuiu decisivamente para o surgimento da Suécia como país. Deve contar uma lenda corrente daquele país.
                          Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Arn:_The_Knight_Templar

   A professora de História fez um trabalho com seus alunos sobre este filme. Veja alguns logo abaixo:



         

        OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL...

Dia 19 de Abril,comemora-se no Brasil o dia do índio. Mas você sabe porque comemoramos o dia do índio? Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras!



                     PEÇA TEATRAL SOBRE OS INDÍGENAS!





 A professora Cristiane C. Bento desenvolveu com seus alunos do 3º ano uma peça de teatro mostrando um pouco da realidade do cotidiano dos povos indígenas. Na história uma jovem índia passeia tranqüilamente pela floresta quando de repente é atacada por um feroz leão! No final ela é salva por um valente índio e os dois seguem felizes pela floresta!




          
             ALUNOS DO 5ºANO MONTAM MAQUETES DE OCA!


  
 O objetivo desse trabalho foi construir maquetes de Ocas, a habitação dos indígenas Brasileiros.As ocas são construções de grandes dimensões, podendo a chegar a 30 m de comprimento. São construídas em mutirão ao longo de cerca de uma semana, com uma estrutura de madeira e taquaras e cobertura de palha ou folhas de palmeira. Chegam a durar 15 anos. Não possuem divisões internas ou janelas, apenas uma ou poucas portas, e servem de habitação coletiva para várias famílias.


   

   
  










         

Nenhum comentário:

Postar um comentário